terça-feira, 1 de março de 2011

Expansão

A grande reforma
- A franquia está fazendo 6 meses. Uma data comemorativa nunca pode passar sem graça, então planejamos que essa casa crescesse. Passamos de uma lojinha, mais dois contistas vem publicar aqui. E para recebê-los, uma reforma na nossa fachada e uma exposição de nossa melhores palavras, por aqueles que contam. Cada velho franqueado escolheu suas cinco produções preferidas, e as colocou em ordem de preferência; e depois escolheu os três textos não-próprios que mais gostam. É bom parar e ver a prata da casa, pois é por contos como esses que estamos aqui. E sim, os dois novos Franqueados que vieram para nos expandir.


*Carolyne M.

- Moça de uma alma bastante intensa e cheinha, cheinha de sentimentos. Ela tenta ser durona, tenta ser firme, mas é açucarada. E vai fazer muita gente sentir, de verdade, o que são as suas palavras. Vem do maravilhoso blog Que seja doce.



*Vinícius R.
- E seu maior trunfo é o dom da concisão. Então ele esceve, e ri, e acha graça, e mostra a vida como ela é. Sólida, crua e poética. Então ele constrói textos sobre todas as coisas, sobre todas as verdades, sem jamais esquecer que palavras podem tripudiar como for, mas servem para dizer a verdade. Seu blog é O Príncipe.



Cristiano G.


Os 5 preferidos:

5º- Carta para você 2
Esse eu garanto que é surpreendente. Esse enredo se desmanchou pelo teclado por si só, sem fantasia e sem preconceitos. E a vida é exatamente assim, franca e fantástica, a gente é que teima em esquecer.

4º- Carta para você
Os personagens realmente existem, mas a história não é assim. Essa é sobre um amor que simplesmente se desentendeu, tão simples e passivamente. Mas que a personagem principal nunca esqueceu, e muito justamente.

3º- Tenho flores para você
Me apaixonei por esse personagem, e pelo dom que descobri nele. Amar, sem qualquer tipo de exigência, sem esforço. Porque se bem amássemos, deveria ser assim, como ele. Um pobre jardineiro é o que eu e muita gente temos medo de ser, verdadeiro. Então nesse rank, é justo a história dele.

2º- A grande regência
Foi esse o texto que abriu essa franquia, mas não é esse o motivo dele estar aqui. É porque acredito, piamente, no amor. Não importa onde esteja e como seja. Nem com quem. Acho justo que o amor seja compreendido assim: sem propósito e livre.

1º- Dance por mim
Ah, eu sou suspeito sobre esse, porque sem dúvida é meu preferido; e fala de sonhos. Minha mãe foi bailarina, e muito boa até. Peguei então esse universo, e construí uma personagem de qualidades muito humanas, e misturei tragédia, e misturei desespero e misturei coragem. E foi assim que esse conto nasceu, uma homenagem a minha mãe e uma história, que desculpe, eu mesmo virei som.


Os melhores contos dos outros franqueados:
Sou fã de cada um dos contistas que já publicaram neste blog. Então achei correto escolher um texto de cada um dos que continuam e da que passou aqui.


Sr. Urso
Rodolpho é brilhante. Sou uma pessoa eternamente impressionada com os personagens e enredos que ele cria. E os personagens dessa em especial, são os que mais amo. Porque mesmo essa história tendo duas versões, há mesmo final, e é mesmo amor. Tão sincero e tão extraordinário, que eu não tive dúvida em escolhe-la para cá. Contos como esse me fazem acreditar. Parabêns, Rod.

O Frasco de Sonhos
Foi nesse que Letícia me ganhou. E para sempre. Porque nesse conto entendi finalmente, qual a maior qualidade literária dela. Não é o enredo, não é a criatividade, e nem essas outras tantas caracteristicas repetitivas em tantos contistas por aí. É a moral. Com um punhado de simplicidade, e todo carinho que dá para sentir enquanto se lê, Letícia vai se escorrendo e escorrendo pelas frases. Até chegar em alguma verdade absoluta; algo essencial e a gente esquece de ver. Nesse aqui, ela é excepcional.

Quando tudo se vai
Ah, Nini! Ela teve uma vida curta nesse blog, três contos apenas. E três produções tão fantásticas, que nunca tive como esquecer. Uma noiva, uma abusada e um homossexual. Era assim Nini, a moça dos temas inusitados que despeja surrealismo e realidade numa história só. Essa foi a mais impressionante de todas, então a escolhi para entrar aqui. Para que ninguém esqueça, que mesmo tendo publicado pouco, Nini sempre vai permanecer aqui.



Letícia R.

Os 5 preferidos:

5º- Herói desconhecido
É um texto um tanto louco, de certo modo. Mas quando leio, fico pensando em como as pessoas reagem precipitadamente em certas ocasiões. Alguns se consideram certos o tempo todo, e chega uma hora, que acabam errando no suposto "acerto". E então tentam fugir do erro. O que é ainda pior.
Por outro lado, paro para pensar também, em como o bem que fazemos a alguém, sempre fica para depois. Como no texto, Mauro foi atrás daquele que fez "o mal" primeiro.

4º- Entre mimos e medos
É um conto bem simples. E a singelidade dele me atrai. Fã número um de abraços, realmente penso que ele é a melhor coisa que podemos receber de alguém. Principalmente em horas de medo, tristeza, enfim.

3º- Passado Presente
Bom, o que ninguém sabe deste texto, é que ele é real, aconteceu. Tem um significado especial pra mim, porque foi quase tudo que senti. Digo quase tudo, porque muito do que senti, não consegui descrever. Talvez eu não tenha dado muita atenção à estética do texto, mas é que eu estava pensando em tanta coisa, que as palavras se embaralharam. Foi um namoro que existiu, e que depois que terminou, eu desejei reconquistar. Exatamente como no texto.

2º - Catherine e Allison
O enredo me comove. É um amor verdadeiro, fiel.
A companhia que Allison em momento algum deixou de fazer à Catherine... O medo que ela tinha de ficar só... Gosto muito.
Um amor tal como eu gostaria de viver, se estivesse na situação de Catherine.

1º- O amor de um assassino
Considero como meu conto mais criativo. Foi o primeiro conto que quando acabei de escrever e reli, pensei "eu amei esse". Nele existe um amor louco, onde um frio assassino psicopata por natureza pede para que a única pessoa que é capaz de amar fuja. Ele a quer longe. Mas porque a ama demais. E não quer matá-la algum dia. A ama tanto, que abre mão dela. Porque apesar de matar qualquer pessoa, a morte dela é algo que ele não quer que aconteça. Principalmente se fosse ele quem a matasse. Outro fato para que este seja meu conto favorito, é a boa descrição das ações dos personagens. Foi a primeira vez que senti conseguir ser bem descritiva.



Os melhores contos dos outros franqueados:
E agora, os textos dos franqueados. Achei digno escolher um texto de cada um. E antes de aqui colocá-los, preciso dizer que foi extremamente difícil escolhê-los. Dentre tantos textos surpreendentes, demorei mesmo para selecionar apenas um de cada. Todos são incríveis e cada um possui sua essência. Mas, depois de MUITO tempo tentando escolher um, eis aqui meus escolhidos:

Tenho flores para você
Uma boa história de amor, sempre tem um final triste (a meu ver). Amo os contos dramáticos do Cristiano, e este, é um dos meus preferidos. É um amor frustrado. Amo esse tema. E este texto foi muito bem elaborado e escrito. Sem contar que o final é emocionantemente incrível.

E se...
A mensagem que Rodolpho quis nos passar ficou muito bem colocada no texto. Chega a ser emocionante uma boa resposta a uma simples pergunta. A vida realmente é incrível, mesmo que nela não aconteça exatamente o que queremos. Porque no final, acabamos tendo naturalmente muito mais do que pensávamos em ter.

Dia de matar
Do tipo "prefiro te ver morto, do que com outra", a personagem possui um amor super doentio pelo seu amado. Este conto de Nini merece estar aqui, "simplesmente" por ser extraordinário.



Rodolpho P.

Os 5 preferidos:



Gostei de ter escrito esse pelo fato de ter misturado música e escrita, duas coisas que eu adoro. A história é meio que uma lição de vida, talvez até meio clichê, mas costumo dizer que o que importa é a maneira como você conta uma história e clichês só são clichês porque têm fundamento.

Esse conto é daqueles que mostra que ninguém pode ter tudo e que dinheiro nem sempre é sinônimo de felicidade, ele pode trazer certos problemas se não souber ser bem administrado.
Gostei desse por tê-lo ambientado em Las Vegas e pude levar o leitor por um breve tour pelos cassinos e hotéis luxuosos de lá.

Essa é uma daquelas histórias tristes que temos vontade de entrar para mudar seu curso, mas é através dessa tristeza toda que eu apresentei Gisele, uma garotinha que luta contra um câncer terminal desde os 2 anos, mas que tem muita sede de vida. O interessante aqui foi que eu usei de um narrador onisciente singular para contar a história.

2º- Sr. Urso
Ah, a história da Menina Boneca e do Sr. Urso se tornou meu xodó. Gostei tanto de ter escrito esse romance peculiar, mas que nem por isso deixou de ser belo. Aparentemente é uma história de amor impossível, de um urso de pelúcia apaixonado por uma boneca de pano, mas para o amor não existe preconceito, certo?

Talvez esse tenha sido o conto menos clichê e mais surpreendente a meu ver. Quem lê fica com pena da personagem pelo passado desagradável que ela foi obrigada a passar e com isso torce por um final feliz, mas bem, nem toda história tem um final feliz.


Os melhores contos dos outros Franqueados:
- Achei justo escolher um de cada franqueado.

Dance por mim (As duas partes como uma)
Quando eu penso em escolher um conto do Cris, esse vem imediatamente na minha cabeça, eu simplesmente achei fascinante a construção da personagem, dos ambientes e do enredo que ele criou. É um conto rico em detalhes, com uma lição de vida embutida nas entrelinhas, dá gosto de ler e quando você termina fica querendo mais, mas sabe que acabou.

Esse conto da Letícia mostra que por mais que uma coisa seja efêmera, o que importa é a intensidade e tudo de bom que aquilo trouxe, se há marcas doloridas agora pelo o que acabou, é porque as lembranças boas afundam no vazio do peito e que certos sentimentos podem se repetir e que vale a pena arriscar quantas vezes for necessário por aquilo que se acredita.

Nessa narração a Nini conta a história de um amor insano. Uma moça obcecada por um homem que a deixou, que chegou ao extremo para tê-lo só para si. O estilo característico da escrita dela é o que valoriza ainda mais o texto e nos leva a viver as cenas ali mostradas.



# Continuaremos da mesma forma, a cada três dias um novo conto na casa. Porque afinal, somos assim.

Um comentário:

vinícius reis disse...

e que comecem os jogos (: