quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Semana especial: 1 ano de Franquia #Dia01

A História

Exatamente hoje, faz um ano que as portas da Franquia foram abertas. Para comemorar, montamos uma semana inteira de postagens especiais. Justo começar no primeiro dia com uma retrospectiva.

A Franquia nasceu com o seguinte motivo: um espaço a mais para contar histórias. A criatividade anda morrendo, todos sabemos, e com ela a boa literatura, a leitura, esse amor pelas palavras. O intuito da Franquia sempre foi: que periodicamente um história fosse contada, ainda que curta, para que o entretenimento e o prazer de ler se propagassem. Os contos são essenciais, sempre foram. Nos contos surgem personagens, que podem ou não personalizar alguma coisa na gente, esse poder de relativizar as situações da vida, e a moral que sempre reside como fundamento.

Gerada a ideia do projeto, Cristiano G. convida Rodolpho P. e Nini C. para fazerem parte do time inicial. Prontamente aceitaram. As bases do Contos Franqueados foram lançadas assim, com a ideia de um e a boa vontade de dois blogueiros.

Infelizmente, não passado muito tempo, Nini C. teve de se afastar do projeto por motivos pessoais. Deixando um legado pequeno, de apenas 3 contos. Mas que a pouca quantidade não lhe tire o valor.
Nini será sempre lembrada pela genialidade dos seus contos, pelo modo surpreendente e quase concreto com que suas histórias se assemelham a vida. A radicalidade que explicita a alma.

Com um lugar vago, Letícia R. é convidada a juntar-se a casa. E aceita prontamente. Por longo tempo a Franquia prospera naturalmente. A cada três dias, um conto novo, e acompanhando os contos novos, mais e mais pessoas fantásticas foram surgindo e seguindo. Uma nova fase começou na nossa comemoração de 6 meses.

Os então franqueados, Cristiano G., Rodolpho P. e Letícia R. resolvem fazer um evento que ficou chamado de A expansão. O lay-out da Franquia tornou-se esse atual, os contos passaram a figurar nesses projetos da blogosfera, um feedback dos melhores contos foi feito e dois novos blogueiros foram convidados. Entram para a casa, Carolyne M. e Vinícius R..

Não muito tempo depois, Carolyne M. não pôde continuar conosco. Motivos pessoais a fizeram sair. Deixa conosco a lembrança de quão brilhante foi pelos 3 contos que publicou aqui. Apesar de pouco, foi essencial.
Carol trouxe com maestria um romântismo, um feminismo, uma suavidade sem igual. O que ela provou é que ainda há sensibilidade quando se procura, há. Basta escolher sentir.

Uma vaga aberta, e logo é anunciada a franqueada que veio a ocupá-la: Maiara B. E com ela, chega um tempo de produção maravilhosa na franquia. Quase 5 meses ininterruptos, o blog crescendo, acumulando prêmios e nossos tão essenciais leitores. Devemos agradecê-los sempre: escrevemos para aqueles que leem. Vocês são o motivo e a recompensa. Muito obrigado.

Mas sim, se são quase ininterruptos, é porque houve uma interrupção. Por razões pessoais, Vinícius R. teve de sair. Mas aqui permaneceram 10 contos dele. Um legado sem igual para a Franquia. Vinícius, em sua essência, um poeta na prosa, nos faz lembrar que o rigor sintático e bom gosto semântico são ferramentas primorosas. Que ninguém se esqueça: a precisão também sabe contar histórias.

A saída de Vinícius foi aproximadamente há 1 mês. Para completar a atual configuração atual, chegou Naty A. E assim completa os 5 franqueados.

Comentando um pouco desses 5, temos:

Cristiano, um fundador, o que fala mais do amor mais do que qualquer outra coisa. Se vale do drama, das tragédias humanas, do sentimento de cada situação. Mas não é que ele tenha perdido a esperança; ao contrário. Fala no desamor, porque o amor é sua crença.

Rodolpho, também fundador. Seu talento é o imaginário: a capacidade de construção de tantos personagens distintos, de tantos temas distintos, de tantos cenários e tantos eventos e tantos finais distintos. Nele reside a criatividade, e o brilho da escrita.

Letícia e sua bússola moral. Seus contos carregam os sentimentos, aquela coisa bonita de ter a moral da história acessiva à nossa vida. Até porque, a Letícia provou escrever das coisas da vida como ninguém; garantindo essa leveza, garantindo essa esperança. Há esperança para todos nós.

Maiara, e a genialidade. A complexidade é um artifício, o alto nível de escrita, o apuro temático, o valor do raro. Seus contos trazem o que em muitos já está perdido, o clássico ainda é capaz de surpreender, de prender, de nos ensinar. O clássico sempre será bonito.

Naty, a moça dos contos acessíveis. Seu talento é bastante conhecido e sua bagagem como contadora de histórias é admirável. Porque contos simples também são fantásticos, e a literatura que ela traz pode chegar a todos os lugares. A simplicidade não tem limites.

. . .

Por fim, para completar nossa história, pedimos a Renato Alves, do blog Cinema, a arte da emoção, seguidor desde quase a fundação da Franquia para nos avaliarmos; obtivemos o seguinte:

"Contos Franqueados possui uma junção entre o que é de vocês (autores) e de do que é nosso (leitores).
Acredito que o site funciona como uma ótima fonte de contos que misturam conteúdo, qualidade e poesia. Isso sem sair do mundo cotidiano e de histórias reais e relevantes. Algo como uma mistura de Nelson Rodrigues (meu ídolo máximo) e Machado de Assis. No mundo de hoje onde 90% dos textos são descartáveis e vão para a lata do lixo, Contos Franqueados está, de forma coesa e rica, conseguindo marcar seu espaço e deixar sua marca para um público cativo e fiel."

Muito obrigado, Renato. E com essas palavras voltamos a dizer: sem leitores, nosso projeto não teria de ser, nem o porquê de ser. O que está escrito, nossos contos, nossas palavras, na esperança daqueles que sempre virão a ler, e na esperança de que no mundo continue existindo pessoas assim: capazes de sentir a beleza das histórias. Somos gratos, muito obrigado.

A Semana especial

Pensamos sobre o seguinte: contamos histórias sempre separados. Por que não contarmos uma história juntos? Nós, os 5 franqueados atuais, construímos um parágrafo juntos. O preâmbulo de um conto que, cada um de nós, continuaremos sob nossos modos pessoais de escrever. No dia 07, o encerramento e uma surpresa ainda mais especial. Em resumo, criamos uma introdução juntos, e nos próximos dias, a cada dia, um de nós publicará a continuação da história. Começaremos amanhã e convidamos a vocês para acompanharem conosco. Abaixo, a introdução:


Estavam ali mais uma vez, João e Maria, com seus corações ardendo. Apesar de se esforçarem, de se empenharem, de tentar entender, o amor é muito maior que a gente. Achamos que podemos controlá-lo, até que ele aparece de vez e prega a peça. E aqueles corações ardiam. Mas não era de dor ainda. Era de amor. E mesmo sem saber ao certo o que estava por vir, ambos os corações estavam dispostos a entregar-se, a embaraçar-se em uma única batida sincronizada pelo ritmo veemente abrigado naqueles músculos recém apresentados a pureza de tal sentimento.O coração de João, incontido, sentia intermitentemente o de Maria pulsar, querendo mais, pedindo mais e ambos ansiavam por aquela entrega, pois não importava o depois, era o agora que eles pensavam, que eles sentiam e cediam. O olhar dos dois se encontrou, transmitindo muito mais que simples palavras. Os corações bombearam amor pelas artérias e então souberam que seus destinos estavam entrelaçados, não apenas no presente, mas talvez para sempre.


(...)

Nenhum comentário: